Ponte de Guaratuba já tem novos estais instalados

As obras da Ponte de Guaratuba seguem avançando em ritmo acelerado. Uma das principais novidades é o avanço na instalação dos estais. Durante o mês de setembro, foram instalados cinco estais: três no apoio 04 e dois no apoio 05. Cada mastro da ponte receberá doze estais, que farão a sustentação do tabuleiro.

A operação é parte do processo construtivo do chamado trecho estaiado, que terá 320 metros de extensão, incluindo um vão central de 160 metros sobre o canal de navegação, conforme o projeto.

Além dos estais, esse trecho já soma 118 metros executados por meio do método de balanços sucessivos. Tanto o apoio 04 quanto o apoio 05 contam agora com quatro pares de aduelas, segmentos de concreto moldados in loco que formarão o tabuleiro da ponte. Eles vão se conectar com o chamado trecho pré-moldado.

Nessa outra etapa da obra, onde os elementos estruturais são fabricados no canteiro e montados sobre a estrutura da ponte, os trabalhos seguem em bom ritmo. Já foram fabricadas 132 das 164 vigas longarinas previstas, das quais 120 já foram lançadas sobre as travessas. Essa é a parte mais próxima do acesso da ponte em Guaratuba e que parece visivelmente mais avançada.

Também foram concluídos 13 vãos do tabuleiro, totalizando 554,9 metros executados no trecho pré-moldado. A ponte contará, ao todo, com 23 vãos: 20 neste trecho e três no trecho estaiado.

A fabricação das vigas longarinas do lado de Guaratuba já foi finalizada, e agora teve início a produção das vigas que serão lançadas no lado de Matinhos. O uso de elementos pré-moldados permite maior agilidade na execução e mais eficiência no cronograma da obra.

“O avanço da ponte sobre o canal impressiona. A instalação dos estais simboliza uma nova fase da obra e evidencia o porte dessa estrutura que vai transformar a mobilidade no litoral do Paraná”, destaca o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Fernando Furiatti.

Fonte: AEN
Foto: DER-PR

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Matinhos.