Matinhos tem 93% de balneabilidade em suas praias

A grande maioria das praias do Paraná são próprias para banho. Dos 49 pontos analisados na Ilha do Mel, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes e Antonina, apenas em sete locais as águas não estão próprias para banho, com índice de 85%.

Em Matinhos a balneabilidade alcança 93% e em Guaratuba, 85%. Morretes e Antonina, cidades históricas do Litoral, também têm pontos próprios para banho.

Confira detalhamento

De acordo com o relatório ampliado do Verão Maior Paraná, dos 66 locais analisados pelo Instituto Água e Terra (IAT) no Litoral, Costa Oeste – onde estão os balneários do Lago de Itaipu – e no Rio Paranapanema, no Norte, apenas 11 não são recomendados para banho, ou seja, 83% têm boa qualidade da água. As informações constam no 5º Boletim de Balneabilidade do IAT, referentes à semana de 16 a 22 de janeiro. Acesse os boletins AQUI.

O IAT orienta que os banhistas observem sempre a sinalização nas praias e balneários. A bandeira verde indica local próprio para banho, enquanto a bandeira vermelha aponta trechos impróprios. A recomendação é evitar o contato com a água nesses pontos, principalmente após períodos de chuva, quando a contaminação tende a aumentar.

Os boletins de balneabilidade são disponibilizados durante a temporada de verão, período em que há maior fluxo de usuários nos locais monitorados. As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas durante a semana no laboratório do instituto, em Curitiba. O monitoramento das águas verifica se há contaminação por esgoto sanitário clandestino e indica a possibilidade de uso dos espaços públicos para atividades de lazer, como natação, mergulho e esqui.

A qualidade da água das praias é monitorada conforme a Resolução CONAMA 274/2000 e é sinalizada na orla.

Os boletins de balneabilidade são divulgados a cada semana durante o período de verão e é possível acessá-los por meio do site www.iat.pr.gov.br ou baixando o APP Balneabilidade em seu celular.

Fonte: AEN
Imagens: divulgação.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Matinhos.

Bem-vindo à

Matinhos, Paraná