bigarellaFaleceu nesta quinta-feira (05/05/2016), aos 92 anos, o professor paranaense João José Bigarella que foi sepultado hoje à tarde em Curitiba. “É uma grande perda para a ciência e, especialmente, para a geologia, da qual foi um dos nomes mais importantes, com reconhecimento internacional à sua vasta obra”, disse o Governador Beto Richa.

Bigarella foi um dos fundadores do curso de geologia da Universidade Federal do Paraná, onde ingressou em 1953. Antes disso, desde 1944, trabalhava no Museu Paranaense, que considerava a sua “escola de vida”. por lhe proporcionar as primeiras oportunidades de pesquisa.

“Todos nós paranaenses estamos de luto. O professor Bigarella, com sua extensa produção científica e também como pesquisador, colocou o Paraná no mapa da mineralogia e da geologia econômica”, acrescentou o governador.

Bigarella publicou mais de 200 trabalhos científicos em dezenas de países, incluindo Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, o que lhe valeu o reconhecimento da comunidade científica internacional, além de inúmeros prêmios, homenagens, condecorações e medalhas de instituições do Brasil e do exterior. Era membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Latino-Americana de Ciências.

O professor se destacou na década de 1960 com pesquisas sobre as origens e evolução das paisagens brasileiras. Ficou conhecido com um defensor do ambientalismo no País. Foi também um dos principais parceiros do projeto que criou o Museu de Geologia e Paleontologia no Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa.

matinho-homem-e-terra

Fonte: Governo do Paraná.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Matinhos.