A Secretaria estadual da Saúde e demais entidades que participam do Grupo de Trabalho Saúde no Litoral já iniciaram a preparação das atividades para a Operação Verão 2013/2014. Durante reunião realizada nesta quarta-feira (28/08/2013), em Paranaguá, o grupo tratou de ações para apoiar as atividades dos municípios e garantir atendimento adequado à população que cresce significativamente na temporada de verão.

O GT Saúde no Litoral se reúne bimestralmente para discutir ações integradas para melhorar a qualidade de vida da população que vive na região. Apesar dos trabalhos serem focados nas demandas da população litorânea, os benefícios já conquistados refletem também durante a Operação Verão.

No ano passado, por exemplo, o grupo propôs uma capacitação de boas práticas para comerciantes do setor de alimentação, como restaurantes, lanchonetes e padarias. O curso possibilitou uma sensível melhora nas condições de higiene e no preparo dos alimentos disponíveis para a venda no Litoral.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, o objetivo é desenvolver ações para proteger a saúde da população, seja ela local ou veranista. “Como a demanda cresce, o Estado se compromete a enviar reforço de equipes e equipamentos para apoiar os municípios. A partir de agora vamos nos reunir com as prefeituras e discutir de que forma essa parceria pode ser ampliada. Quem ganha é a população”, destacou.

Além das ações de vigilância sanitária, a área de controle de doenças e vigilância ambiental – que envolve o controle de acidentes com animais peçonhentos, como águas-vivas, mariposas, abelhas, cobras e aranhas – também será fortalecida.

Para a coordenadora do Centro de Saúde Ambiental, Ivana Belmonte, é comum que os acidentes com animais peçonhentos aumentem no verão. “As equipes de saúde tem que estar capacitadas para atender da melhor forma os casos que porventura cheguem nas unidades de saúde”, explicou.

DIÁLOGO – A partir de setembro, a 1ª Regional de Saúde de Paranaguá vai realizar reuniões periódicas com as secretarias de saúde dos sete municípios do Litoral para discutir ações conjuntas para a Operação Verão. A diretora da 1ª Regional de Saúde, Ilda Fujimoto, afirma que o diálogo vai permitir que se faça uma avaliação sobre o que foi feito na edição passada e o que pode ser melhorado para este ano.

Um dos serviços que já estão garantidos para esta Operação Verão é a Ouvidoria Itinerante do SUS (Sistema Único de Saúde), que teve grande aprovação da população na edição 2012/2013. Em 2013, a Ouvidoria terá mais estrutura e poderá ser ampliada com maior participação dos municípios.

A ouvidora Estadual do SUS, Oliva Vasconcellos, ressalta que o serviço esteve presente em diversos pontos da orla de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná e a intenção é atingir os outros quatro municípios. “Queremos um envolvimento maior das equipes municipais. Disponibilizaremos toda a estrutura e, em contrapartida, necessitamos de recursos humanos que conheçam a realidade dos municípios”, afirma.

Fonte: AEN.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Matinhos.