No mesmo dia em que iniciam as inscrições para o vestibular (15/04), a UFPR Litoral recebe a comunidade litorânea para conhecer e interagir com a toda a sua equipe e seus estudantes. A UFPR Litoral é uma instituição pública e gratuita, que tem sua proposta pedagógica focada no desenvolvimento humano e local. O principal público da Feira de Profissões são os estudantes do ensino médio que frequentam as redes públicas de ensino e querem investir na sua formação e no desenvolvimento socioeconômico da região em que vivem.  Entre os estudantes que ingressaram no último vestibular da UFPR Litoral, pouco mais da metade estudou integralmente em colégios públicos, 73% moram no litoral do estado e 76% têm renda familiar menor do que quatro salários mínimos.

No dia do evento, cada um dos 14 cursos de graduação ofertados terá um estande, no qual os próprios estudantes e professores apresentarão a proposta pedagógica do curso, as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos. Toda a estrutura do campus da UFPR Litoral, como os laboratórios, biblioteca  e salas de aula estarão abertas à visitação e o evento ainda contará com diversas atividades para todas as idades. Serão ofertados mini-cursos, oficinas, atrações artísticas, brincadeiras e recreação.

Para divulgar a Feira, equipes da UFPR Litoral visitam colégios que ofertam ensino médio nas cidades litorâneas para convidar estudantes, professores e famílias para participarem do evento. Segundo Isabel Martines, professora da UFPR Litoral e responsável por coordenar a organização da 7ª Feira, a intenção das visitas é mostrar que a universidade é pública, gratuita e acessível para todos. “Algumas pessoas ainda pensam que é necessário pagar alguma taxa para frequentar a instituição e não é. Há somente uma taxa de inscrição para o vestibular, mas estudantes de famílias de baixa renda podem pedir isenção e se inscrever sem custo”, explica Isabel.

Como é estudar na UFPR Litoral
Na UFPR Litoral, desde o primeiro ano de estudos, o universitário desenvolve seu Projeto de Aprendizagem e se envolve com as Interações Culturais e Humanísticas (ICHs), atividades semanais que junto com os Fundamentos Teórico-Práticos propiciam o desenvolvimento pessoal e o engajamento social. O seu aprendizado acontece por meio de projetos, que conciliam o conhecimento acadêmico à realidade social e ao contexto ambiental. O estudante também pode contar com apoios financeiros para se manter enquanto estudo: há, por exemplo, a bolsa permanência e os auxílios alimentação e moradia, caso a renda da família do estudante seja baixa.

Serviço
7ª Feira de Profissões da UFPR Litoral
Data: 15/04/2012 – próximo domingo| Horário: 09 às 17h
Local: UFPR Litoral (R. Jaguaraíva, 512 – Caiobá – Matinhos – PR)
Obs: Os colégios interessados podem entrar em contato com a equipe organizadora do evento para obter mais informações.

Mais informações sobre a Feira de Profissões
Fone: (41) 3511-8365/8300

Fonte: UFPR LITORAL.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Matinhos.