A Secretaria Estadual da Saúde, bombeiros e as prefeituras de Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos montam um esquema especial para atender veranistas que tiverem lesões por contaqto com águas-vivas durante o Carnaval. Técnicos em enfermagem vão auxiliar os bombeiros na prestação dos primeiros cuidados e serão instaladas unidades de atendimento nas principais praias.

As medidas foram decididas nesta terça-feira (14), durante reunião realizada pelo Corpo de Bombeiros de Matinhos, com representantes das secretarias municipais e estadual de Saúde. Mesmo com a redução dos acidentes com água-viva no litoral paranaense, o governo pretende ampliar o trabalho de prevenção, monitoramento e atendimento a ocorrências, para garantir a segurança dos turistas.

O número de casos caiu de 1.200 para 150 por dia, conforme levantamento dos bombeiros e da Secretaria da Saúde, nos dois fins de semana passados. “O número de acidentes pode aumentar com a mudança de uma corrente. Como a presença de veranistas será grande, os nossos guarda-vidas precisaram de suporte”, afirmou o major Edson Oliveira Ávila. Desde o início da temporada, em 16 de dezembro, foram registrados 18 mil casos de lesões por contato com água-viva, o que caracterizou um surto.

“É comum haver filas para que o bombeiro aplique vinagre na queimadura”, destacou Ávila. Os guarda-vidas trabalham em 101 postos ao longo da orla. ORGANIZAÇÃO – A reunião foi dirigida e organizada pela equipe da vigilância sanitária da Secretaria Estadual da Saúde. Marcelo Rocha Silva, representante de Pontal do Paraná, garantiu que poderá enviar sete profissionais para as areias das praias mais movimentadas da cidade, como Ipanema, Shangri-lá e Praia de Leste: “Teremos ainda uma equipe de retaguarda para o caso de um eventual surto”.

No encontro ficou definido que a prefeitura de Guaratuba vai ceder um ônibus e três profissionais para atendimento das vítimas de queimaduras. Matinhos também enviará profissionais para as praias com maior incidência de casos e orientará os veranistas com panfletos.

Para Ivana Belmonte, chefe do departamento de vigilância ambiental da Secretaria Estadual de Saúde, a articulação entre os órgãos irá permitir agilidade no atendimento.

ORIENTAÇÃO – A primeira regional, em Paranaguá inicia sexta-feira (17) a distribuição de 200 mil folhetos e a divulgação de 4 mil cartazes com orientação sobre os cuidados para prevenir e tratar as lesões. Os guarda-vidas continuam a monitorar a presença das águas-vivas e a alertar os veranistas para que tomem cuidados antes de entrar no mar. Caso ocorra aumento expressivo de casos, os bombeiros podem interditar a praia.

De acordo com a Secretaria da Saúde, não foram registrados casos graves de acidentes com águas-vivas. É importante que haja o tratamento correto no momento da lesão no mar. Deve-se fazer o uso do vinagre, e não de outras substâncias. Pessoas alérgicas devem procurar serviços de saúde para receber atendimento adequado.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Matinhos.