Uma operação contra o tráfico de drogas no Litoral desencadeada na manhã desta quinta-feira (9) pela Divisão Policial do Interior da Polícia Civil resultou na prisão de 10 adultos suspeitos – sete homens e três mulheres – e na apreensão de um adolescente, de 16 anos. Foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão em Matinhos, Paranaguá e Pontal do Paraná, a partir das 6 horas. O trabalho faz parte das ações da Operação Verão.

A ação foi liderada pelo delegado Miguel Stadler, da 1ª Subdivisão Policial, de Paranaguá, e envolveu 150 policiais, entre militares e civis, incluindo a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e o Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre). “Este é mais um exemplo de que o trabalho em equipe, reunindo todas as polícias, produz bons resultados e que é dessa forma que vamos conseguir reduzir os índices de violência no Paraná”, disse o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar.

DENÚNCIAS – Foram apreendidas R$ 3.574 em notas pequenas e moedas; um automóvel Chevrolet Meriva, com placas de São Paulo; uma motocicleta; maconha, cocaína e crack; além de munições para armas de calibre 38 e aparelhos de telefone celular. Os presos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e estão à disposição da Justiça.

“Apesar de termos encontrado pequenas quantidades de drogas, em todos os casos a situação está bem caracterizada como tráfico, devido à existência de papelotes de droga, dinheiro em notas pequenas e moedas. Todas as buscas foram feitas com base em investigações e denúncias que chegam à polícia pelo telefone 181”, explicou o delegado Stadler.

Em Paranaguá, por exemplo, após investigações de denúncias, ficou constatado que o proprietário de um bar vendia drogas, que eram consumidas pelos clientes no banheiro do estabelecimento. No local foram encontradas embalagens de buchas de cocaína ou de pedras de crack e droga não consumida.

MELHORIAS – Esta é a segunda operação conjunta promovida pela polícia na região desde dezembro. A primeira ocorreu pouco antes do Natal. De acordo com o delegado Miguel Stadler, graças a um conjunto de ações adotadas desde o ano passado, a região da 1.ª Subdivisão Policial, que reúne 15 municípios, incluindo Paranaguá, apresentou a maior queda no número de homicídios em todo o Paraná. Foram 102 crimes registrados na região em 2010, contra apenas 37 no ano passado — 63,7% a menos.

“O combate ao tráfico de drogas, especialmente, reduz boa parte dos crimes contra o patrimônio e os homicídios na região”, afirmou Stadler. “Para atingir esse objetivo, recebemos melhorias na estrutura e mais policiais. Em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, a Secretaria da Justiça retirou todos os presos das cadeias e delegacias do litoral. Com isso, aumentou o tempo disponível dos policiais para fazer investigações, exercendo sua real função.”

Em Paranaguá, a 1.ª SDP tinha 240 presos sob custódia em dezembro. Todos foram transferidos para uma ala específica no Complexo Penal de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, no fim do ano passado. Atualmente, a regional tem apenas 35 presos provisórios, que serão removidos para Piraquara assim que for oferecida denúncia à Justiça, pelo Ministério Público. “É uma situação completamente diferente para trabalhar. Não há tensão, não há gritaria. Fizemos uma revista geral em 20 minutos. Antes demorava um período inteiro”, comparou Stadler

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Matinhos.