O Instituto das Águas do Paraná (ÁguasParaná) vai abrir no próximo dia 23/01/2012 a licitação para contratação da empresa que será responsável pelo projeto executivo de engenharia das obras de engorda da faixa de areia na orla de Matinhos. O projeto compreende um trecho de 6,5 quilômetros, entre os balneários de Flórida e Caiobá.

A empresa que vencer a concorrência, na modalidade técnica e preço, no valor de R$ 900 mil, terá até seis meses de prazo para fazer o detalhamento dos projetos e poderá apresentar sugestões técnicas e alternativas para resolver o problema da erosão marinha que afeta a região, destruindo ruas, calçadas e imóveis.

O projeto executivo prevê a junção de três medidas distintas: a engorda da faixa de areia, para os veranistas; o enrocamento pesado (guias de corrente e headlands), para reter a areia depositada na praia; e o projeto arquitetônico e paisagístico, que vai harmonizar o conjunto resultante das obras. Haverá uma macrodrenagem da região, com atenção especial para as saídas dos canais da Avenida Paraná e do Rio Mati­­nhos, além de considerar a ação das correntes marítimas.

“Somente a partir da conclusão do projeto executivo teremos a noção exata dos custos envolvidos neste projeto e do prazo necessário para executar a obra de forma que ela perdure por muitos anos”, ex­­plica o presidente do ÁguasPa­­raná, Már­­cio Nunes, em entrevista à agência estadual de notícias.

Verba

Os recursos para as obras de­­vem sair de pelo menos três fon­­tes: do governo federal, por meio do Programa de Acelera­­ção do Crescimento (PAC) e de emendas coletivas de deputados federais paranaenses ao Or­­çamento da União; do te­­souro estadual e ainda recursos de com­­pensação financeira por da­­nos ambientais produzidos por projetos de grandes empresas.

Fonte: GAZETA DO POVO

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Matinhos.