Representando Matinhos, Eng. Clécio Vidal, Jilberto Saroba, Ailson Camargo, Silvana (UFPR), Cesar Augusto, Monique Kist, Lidiomar, Renato Pereira da Silva participaram na noite de quarta-feira (16/08/2017), em Foz do Iguaçu, da abertura da 6ª Conferência Estadual das Cidades, que contou com a presença do governador Beto Richa e do secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior.

O governador Beto Richa abriu na noite em Foz do Iguaçu, a 6a. Conferência Estadual das Cidades, e disse que o encontro deve ser um indicador de ações a serem adotadas para que as cidades cumpram a sua função social, tornando-se entes mais inclusivos e participativos, conciliando desenvolvimento econômico com igualdade social e preservação do ambiente.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, a conferência dá sequência ao trabalho do governo estadual junto aos municípios. “Nós tomamos cuidado no planejamento das cidades, tanto que o Paraná é o único Estado do Brasil em que todos os municípios têm plano diretor. Acho que esta conferência consolida ainda mais nosso projeto”, disse.

Mais de mil pessoas participaram da abertura do encontro que vai debater e propor políticas e soluções para os problemas urbanos dos municípios paranaenses. “Nosso compromisso deve ser o de melhorar o ambiente onde as pessoas vivem, que são as cidades”, disse, reforçando que a conferência se consolida como mecanismo de aperfeiçoamento das políticas públicas de desenvolvimento urbano e gestão dos municípios.

Na quarta-feira, após a abertura oficial foi proferida a palestra magna pelo arquiteto Orlando Pinto Ribeiro, que abordou a função social da propriedade, cidades inclusivas, participativas e socialmente justas. Na quinta-feira (17) iniciaram os grupos temáticos, análise das propostas e entrega para a coordenação executiva. Nesta sexta-feira (18) aprovadas as propostas que serão enviadas à Conferência Nacional e, também, a eleição dos delegados dos segmentos para o evento nacional.

Roberto Paulo Meissner – Prefeitura Municipal de Matinhos

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Matinhos.