A 9ª Feira de Profissões será realizada no domingo, 31 de agosto de 2014, das 09 às 17h, quando toda a comunidade universitária receberá os visitantes interessados em ingressar na UFPR. Os cursos do Setor Litoral são ofertados no campus em Caiobá, município de Matinhos, onde atualmente estudam mais de 1.700 alunos.

Pela primeira vez o vestibular para a UFPR – Setor Litoral será integrado ao calendário da universidade em Curitiba. As provas para os candidatos aos 11 cursos de graduação serão realizadas nos meses de novembro e dezembro e os aprovados ingressarão no primeiro semestre de 2015. 

A partir de 2015, 30% das vagas do Setor Litoral serão preenchidas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e as outras 70% serão preenchidas via o vestibular realizado pelo Núcleo de Concurso da UFPR. As inscrições serão abertas no dia 22 de agosto e encerradas em 19 de setembro. As provas acontecerão em 02 de novembro (primeira fase) e 30 de novembro e 01 dezembro (segunda fase). As obras literárias e as referências para as provas de sociologia e filosofia estão disponíveis no site do Núcleo de Concursos .

Cursos e vagas
Em relação à oferta de cursos, a principal novidade no Setor Litoral é que será ofertada a licenciatura em Educação Física, curso que substitui o de Gestão Desportiva e do Lazer. Para 2015, não serão ofertadas vagas para os cursos de Gestão Imobiliária, Orientação Comunitária e Informática e Cidadania.
Cursos ofertados no Setor Litoral (Matinhos) no vestibular 2014/15:
– Licenciaturas: Artes; Ciências; Linguagem e Comunicação; Educação Física (50 vagas cada, duração: 04 anos).
– Bacharelados: Gestão Ambiental; Gestão e Empreendedorismo; Gestão Pública; Serviço Social; Saúde Coletiva (50 vagas cada – com exceção do de Gestão Ambiental que ofertará 45 vagas; todos com duração: 04 anos).
– Tecnólogos: Agroecologia; Gestão em Turismo (50 vagas cada, duração: 03 anos).

Como é estudar na UFPR Litoral
Na UFPR Litoral, desde o primeiro ano de estudos, o universitário desenvolve seu Projeto de Aprendizagem e se envolve com as Interações Culturais e Humanísticas (ICHs), atividades semanais que junto com os Fundamentos Teórico-Práticos (FTPs) propiciam o desenvolvimento pessoal e o engajamento social. O seu aprendizado acontece por meio de projetos, que conciliam o conhecimento acadêmico à realidade social e ao contexto ambiental. O estudante também pode contar com apoios financeiros para se manter enquanto estuda: há, por exemplo, a bolsa permanência e os auxílios alimentação e moradia, caso a renda da família do estudante seja baixa.

9ª Feira de Profissões
Local: UFPR Litoral – Rua Jaguaraíva, 512  – Caiobá – Matinhos (PR)
Data: 31/09/2014 (domingo)
Horário: 9 às 17h

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Matinhos.