A candidata à governadora pela coligação Paraná Olhando Pra Frente, Gleisi Hoffmann, afirmou na noite desta terça-feira (29/07/2014) em Matinhos, que o governo estadual tem a obrigação de desenvolver políticas públicas estruturantes para os municípios do litoral, e não apenas projetos pontuais voltados para o verão.

Mais de 200 lideranças políticas, entre vereadores, dirigentes partidários e representantes de classe participaram do encontro.

Gleisi agradeceu os mais de 87 mil votos que recebeu para o Senado nas eleições de 2010 nos sete municípios que abrangem o litoral paranaense (Antonina, Morretes, Matinhos, Guaratuba, Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba).

Ela apresentou as principais propostas para saúde, educação e segurança e destacou os programas do governo federal que estão beneficiando os municípios da região. “Dos 866 profissionais dos Mais Médicos que vieram para o Paraná, 32 deles estão aqui no litoral. Há projetos aprovados para a construção de creches e UPA. Além disso, os municípios também foram beneficiados pelo PAC Equipamentos com maquinários como motoniveladoras, caminhões caçamba, para recuperação das estradas dos municípios”.

A candidata afirmou que o litoral precisa de políticas públicas estruturantes. “Não é possível que as políticas do governo do Estado sejam pontuais, apenas para o verão. É preciso ter um planejamento mais amplo para o litoral e atrair as empresas para o nosso litoral que gerem empregos e riquezas para que a região tenha mais desenvolvimento. Isso faz a diferença”.

Em relação ao Porto de Paranaguá, Gleisi se comprometeu em alterar a política de relacionamento da empresa com as cidades litorâneas. Segundo a candidata, o Porto deve estar comprometido com o desenvolvimento social e econômico local. “O que o Porto colabora para o desenvolvimento do litoral? O que o Porto agregou para a população dos sete municípios que compõem o nosso litoral? O Porto deve ser gerido olhando para as cidades. Deve assumir responsabilidade e melhorar o entorno, executar projetos de conservação ambiental, ajudar os pescadores, investir nas comunidades lindeiras, ajudar a melhorar a qualidade de vida nas comunidades rurais, estimular o desenvolvimento local” destacou a candidata.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Matinhos.