O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) atualizou os pontos de monitoramento da qualidade da água na costa litorânea do Estado para a temporada de Verão 2013/2014. O objetivo é garantir maior proteção e prevenção de acordo com o fluxo de banhistas em cada praia. No interior permanecem os mesmos pontos monitorados durante a última temporada.

Com essa atualização, os mais de 90 quilômetros de orla serão monitorados em 47 pontos, incluindo mais duas praias, que antes não eram monitoradas. Elas foram definidas em função do aumento do número de banhistas que as frequentam. Assim, com a nova modelagem, o IAP passa a monitorar também, semanalmente, os balneários Costa Azul, em Matinhos, e Atami Sul, em Pontal do Paraná.

“Na temporada anterior monitorávamos 49 pontos, para este verão foram modificados quatro pontos em Matinhos porque observamos menor número de banhistas e locais sem risco de contaminação. Ao mesmo tempo, acrescentamos mais dois pontos que não eram monitorados e que vêm apresentando um número cada vez maior de banhistas”, explicou a diretora de Monitoramento Ambiental e controle da Poluição, Ivonete Chaves.

O primeiro boletim de balneabilidade dessa temporada será divulgado juntamente com o lançamento do Verão Paraná do Governo do Estado, em 20 de dezembro, e será atualizado semanalmente durante toda a temporada. “Esperamos que com essas mudanças nos pontos, aliadas às datas escolhidas para a coleta da água e aos investimentos em tecnologia para o monitoramento da qualidade da água, nós possamos atender e orientar um maior número de pessoas, além de garantir que a maioria da nossa orla continue sendo monitorada”, declarou o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

PREVENÇÃO –Tomar banho em água contaminada pode causar doenças de pele, gastroenterite e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Doenças mais graves também podem ser transmitidas pela água, como hepatite A, cólera e febre tifoide.

As análises laboratoriais são capazes de indicar a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água em aproximadamente 200 metros. Por isso é preciso respeitar a sinalização do IAP. As bandeiras e os totens eletrônicos são instalados no centro dessa extensão e indicam que a água está própria (bandeira verde) ou imprópria (bandeira vermelha) para banho 100 metros à direita e à esquerda.

Também é importante que o veranista verifique a ligação de esgoto da sua casa de verão com a rede coletora do município, garantindo que ele seja destinado corretamente, sem causar contaminações.

Fonte: AEN.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Matinhos.