O Corpo de Bombeiros formou 30 novos guarda-vidas durante uma solenidade na manhã desta terça-feira (21/02/2017) em Matinhos, com a presença de autoridades, oficiais e praças da corporação, bem como amigos e familiares. Os cabos e soldados tiveram 680 horas/aulas, entre práticas e teóricas, para que a partir de agora possam atuar em situações de salvamento em rios, lagos, represas e mar de todo o Paraná.

“Entregamos para a sociedade mais 30 profissionais qualificados para o desenvolvimento da atividade de guarda-vidas. Eles concluíram um ciclo de estudos e encontram-se aptos. Há mais de 50 anos temos guarda-vidas no Litoral do estado com o intuito de levar um serviço de excelência aos banhistas, para isso buscamos manter nosso efetivo qualificado e preparado”, destaca o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano.

O curso de guarda-vidas, categoria cabos e soldados, iniciou-se no dia 17 de outubro de 2016 com 680 horas/aulas. Sua finalidade é especializar o bombeiro militar na atividade de prevenção aos incidentes com pessoa em meio líquido e na rápida resposta ao afogamento.

“Eles tiveram matérias diversas que estão ligadas diretamente com o serviço de praia. Trabalhamos a questão do salvamento e também a comunicação com o banhista, para que possam passar as orientações necessárias. Fico muito feliz em poder transmitir um pouco do meu conhecimento e assim ajuda-los hoje a conquistar mais esta etapa profissional”, explica o Coordenador do curso, tenente Tadeu Perpétuo Nunes Filho.

Durante as atividades os bombeiros tiveram que trabalhar a capacidade de agir nas diferentes situações da prática profissional. No curso, as aulas, que ocorreram nos cinco dias da semana no Centro de Treinamento Aquático em Guaratuba, foram ministradas por militares estaduais da ativa, indicados pelo Comandante do 8º Núcleo de Ensino.

“Tornar-me guarda-vidas é uma realização profissional e também pessoal. A nossa ideia é sempre melhorar o atendimento e garantir a segurança da população. Foram momentos difíceis, mas todos valorosos. Todo o esforço e dedicação valeu a pena”, afirma o 1º colocado no curso, soldado Erick Fernandes Robim.

Para a soldado Camila do Santos Chagas, única mulher no curso, o momento foi satisfação pela conquista. “Fui muito bem acolhida desde o início e recebi o mesmo tratamento dos demais profissionais. Concluí o curso e é gratificante chegar até aqui mesmo com as minhas limitações. Acredito que a partir de agora terei um outro entendimento, tivemos muito conhecimento e saberemos lidar com tranquilidade nas diversas situações”, acrescenta.

Na solenidade os guarda-vidas receberam dos seus padrinhos e madrinhas o kit que representa esta nova etapa profissional, a camiseta bordada com o nome, bermuda, boné e o apito.

Participaram do evento o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano; o Subcomandante e Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Fabio Mariano de Oliveira; o Comandante do 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB) e Coordenador do Verão Paraná pelo Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Paulo Henrique de Souza; o Chefe da 3ª Seção do 5º GB, major Jair Pereira; o Subcomandante do 8º GB, major Edson Oliveira Ávila; o Chefe da 3ª Seção do 8º GB, major Jonas Emmanuel Benghi Pinto; o Subcomandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) e Coordenador Operacional do Verão Paraná 2016/2017, major César Kamakawa; o Subcomandante da 1ª Companhia do BPRv, tenente Milton Isack Fadel Neto.

Por Marcia Santos – Jornalista PMPR

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Matinhos.